Gelado de baunilha

Esta semana estreei-me a fazer gelados caseiros, nunca tinha feito nenhum e já à imenso tempo que andava com vontade de experimentar. O tempo não tem estado convidativo a comer um gelado eu sei, mas não sei se só me acontece a mim, mas adoro comer um gelado no inverno quando estou no quentinho, é uma coisa que me deixa mesmo satisfeita.

A receita utilizei a do blog As Minhas Receitas, e posso dizer que fica super bom, apenas fiz uma alteração para ajudar a que não ficasse com cristais de gelo e fiz sem sorveteira que agora não vale a pena comprar pois breve irei morar para longe e seria mais coisas para carregar depois. Mas por enquanto vou fazendo pelo método tradicional que fica muito bom à mesma.

Ingredientes:

  • 300mL de leite
  • 200mL de natas (35% matéria gorda)
  • 5 gemas de ovo
  • 1 vagem de baunilha
  • 90gr de açúcar
  • 1 colher de sopa de extracto baunilha

 

Preparação:

1. Num tacho coloque o leite, as natas, a baunilha aberta e as sementes da baunilha bem raspadas, leve ao lume até levantar fervura. Apague o lume e deixe em infusão durante 30 minutos.

2. Entretanto bata as gemas com o açúcar até obter um creme fofo e esbranquiçado. Adicione aos poucos ao creme de baunilha, mexendo bem.

3. Leve novamente ao lume brando, até engrossar e o creme cobrir levemente a colher de pau. Ter o cuidado de não deixar engrossar muito para não talhar.

4. Passe a mistura por um coador de rede, para eliminar qualquer grumo que possa ter ficado. Adicione o extracto de baunilha e deixe arrefecer.

5. Leve ao congelador, tendo o cuidado de mexer de hora em hora para impedir a formação de cristais de gelo. Guarde no congelador num recipiente fechado até a hora de consumir.

Notas: – O meu gelado ficou mais amarelinho, pois usei ovos caseiros

– O extracto de baunilha, utilizei pois o álcool ajuda a que não sejam formados cristais de gelo durante a congelação.

Deixe uma Resposta

