Rissóis de carne

Tem dias que chegamos ao final do dia cansados e sem vontade de fazer seja o que for, hoje foi um dia desses e nem o jantar fiz e sem ter feito grande coisa do meu dia, mas uma boa noite de sono e recupera-se as energias todas e apesar do cansaço ainda deu para ir à cozinha preparar o meu pudim cremoso de chocolate para a minha participação no Dorie às Sextas que depois coloco aqui.

Estes foram rissóis que preparei para a festinha da minha mãe e tirei a receita de uma revista de “Cozinha semanal tradicional” nº325, pois para quem não sabe faço colecção destas revistas e já tenho imensas. Fiz algumas alterações que considerei essenciais e apesar de dizer que era uma receita para 4 pessoas deu para 22 rissóis.

Apesar de já não ser muito usual servir os rissóis em festas, eu fiz questão de os fazer pois cá em casa é complicado comer, então para mim foi um pretexto apesar das reclamações da mama..

Ingredientes 

massa:

  • 2mL de água
  • 1 casca de limão
  • sal q.b.
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 150g de farinha

Recheio:

  • 1 cebola média
  • 2 dentes de alho
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 300g de carne picada
  • 1 colher de sopa de farinha
  • 200mL de caldo de carne
  • sal q.b.
  • pimenta q.b.
  • 1 ramo de cebolinho
  • 2 ovos
  • 100g de pão ralado
  • óleo ou azeite para fritar

Preparação:

1. Num tacho leve ao lume a água com a casca de limão e deixe ferver por 3 minutos. Retire a casca de limão, tempere com o sal e junte a manteiga. Assim que a manteiga derreter, retire do lume e adicione a farinha de uma só vez mexendo vigorosamente até formar uma bola que se descola do fundo do tacho.

2. Coloque a massa sobre uma superfície lisa polvilhada com farinha e deixe arrefecer.

3. Entretanto prepare o recheio e coloque uma cebola a refogar e os alho picados na manteiga. Junte a carne e cozinhe. Envolva a farinha e aos poucos acrescente o caldo, mexendo sempre até obter um creme.

4. Tempere com sal e pimenta e adicione o cebolinho picado. Estenda a massa finamente e corte rodelas de 10cm de diâmetro com um cortador de massas ou caso não tenha com o auxílio de um copo.

5. Disponha porções do recheio e dobre ao meio, pressionando as extremidades. Passe pelos ovos batidos e pão ralado e frite em gordura quente. Escorra sobre papel absorvente e estão prontos a servir.

6 thoughts on “Rissóis de carne

  1. Costumo juntar-me com a minha irmã e fazemos umas quantas “fornadas” de rissóis, mas curiosamente ainda não publiquei no blog. Tenho de o fazer. Os teus ficaram muito bem. Tão douradinhos e a textura da massa parece estar no ponto ideal.
    Beijinhos
    Patrícia

Deixe uma Resposta

