Pão enfartado – Massa No Knead Bread

Entrar na refeição sem um naco de pão para mim é que não, pois este é essencial na mesa para dar um empurrão à comida para cima do garfo, fazer a limpeza das beiças e do prato, e então se juntarmos umas carnes e charcutarias já dá para comer ao lanche, enquanto se prepara o jantar ou apenas porque nos apetece comer naquela hora. Em Portugal é tradição existir sempre um pedaço de pão em cada mesa e na minha casa não é diferente, se não tenho o pão tenho de ir buscar mesmo que não o vá comer, e uma grande parte das vezes este sai da minha cozinha e com várias formas e adições extra.

Este pão não foi diferente, vi-o no blog da Catarina e quis logo experimentar e como tinha umas charcutarias e carnes para utilizar juntei o útil ao agradável e toda a gente agradeceu quando o ofereci como lanche ao que lhe chamaram enfartado, penso que por ter as carnes.

Ingredientes:

  • 300g de farinha tipo 65
  • 200g de farinha integral
  • 1/3 saqueta de fermento biológico seco
  • 1 colher de chá de sal
  • 350mL de água tépida
  • 100g de fiambre picado
  • 1/2 lata de salsichas em rodelas
  • 1 peito de frango desfiado
  • 4 fatias de bacon picado finamente

Preparação:

1. Num recipiente coloque a farinha, o fermento e o sal. Junte a água aos poucos e mexa durante 30 segundos e 1 minuto com uma colher de pau ou até mesmo com as mãos. Tape com um pano e deixe levar por 18h em temperatura ambiente e sem estar exposta temperatura e a luz solar.

2. Passado o tempo a massa deve ter algumas bolinhas o que é bom sinal. Enfarinhe uma superfície lisa e coloque a massa, polvilhando a superfície por cima. Com as mãos enfarinhadas delicadamente estique a massa ate formar mais ou menos um quadrado e coloque o frango desfiado e as charcutarias picadas por cima. Dobre a massa em forma de envelope e ponha na bancada com as dobras para cima.Cubra com um pano e deixe repousar cerca de 15 minutos,

3.  Forme uma bola com as mãos e coloque a massa num recipiente com as dobras para cima. Cubra com um pano e deixe repousar por mais 2h.

4. 30 minutos antes da massa estar pronta ligue o forno a 220ºC e coloque um recipiente com tampa. Passado este tempo transfira a massa com as dobras viradas para baixo, achate um pouco e tampe. Leve ao forno para cozer por 30 minutos, retire a tampa e deixe cozer por mais 15 minutos até ficar dourado. Retire e sirva morno ou frio.

8 thoughts on “Pão enfartado – Massa No Knead Bread

  1. Em nossa mesa também nunca pode faltar pão, ou comprado ou caseirinho, sempre tem quem aprecia comer com a refeição, ou usá-lo em algum molhinho. E se feito assim, com recheios como esse hummm…melhor ainda. Ficou lindo seu pão enfartado. Belo recheio. A julgar pelas fotos, ficou delicioso. Bjos

  2. Ao contrário de ti eu dispenso bem o pão às refeições, salvo seja se o molho da refeição for tão guloso que peça mesmo um pedaço de pão!
    O que mostras ficou com um óptimo aspecto, mesmo ideal para o lanche!

  3. Ficou lindo o teu pão… fico feliz que tenham gostado🙂 Ainda não fiz assim tipo bola só com azeitonas. Mas esse vai ser o próximo a experimentar. Quem pode resistir a pão fesquinho.

    Beijinhos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s