Donuts da Mariana no forno

A Mariana do blog Receitas para a felicidade postou no facebook uns maravilhosos donuts e eu fiquei logo com a gula a reclamar que queria provar algo tão delicioso como aqueles donuts que lhe sorriam cada vez que os via. Vi o que precisava para os fazer e tinha tudo cá em casa, então foi só meter mãos na massa. Quando estava para os fritar lembrei-me de os fazer no forno pois já tinha visto receitas de donuts no forno e além de ficarem mais saudáveis, também davam para comermos ao pequenos almoço. Coloco uma parte da massa numa forma de bolo inglês e a outra parte fiz donuts redondos sem buraco. Esperei para ver o resultado e gostei tanto, a massa permaneceu fofa por 3 dias e ficaram tão saborosos que irei repetir a receita mais vezes, além de provar fritos que devem ser uma verdadeira delícia também.

Ingredientes:

  • 440 ml de leite100g de manteiga sem sal, amolecida
  • 100g de açúcar em pó
  • 4 ovos
  • 20g de fermento seco
  • 600g de farinha de trigo

Preparação:

1. Aqueça o leite apenas para ficar morno. Bata o açúcar com a manteiga e os ovos. Incorpore um pouco de farinha para não talhar.Coloque o fermento numa tigela e dissolva num pouco do leite morno com a ajuda das mãos.

2. Junte o fermento  ao restante leite e misture bem. Numa tigela grande misture a farinha com o sal e faça um buraco no centro onde aos poucos vai juntando a mistura de leite e fermento, mexendo até ficar homogéneo. Junte então a mistura dos ovos.

3. Cubra com um pano e deixe a repousar num lugar quente por 45 minutos. Findo o tempo coloque a massa numa forma ou estenda a massa numa superfície lisa e entenda-a (junte mais farinha caso necessário) e corte pequenos circulos dispondo num tabuleiro com papel vegetal e leve ao forno a 210ºC por 25 minutos (depende dos fornos). Retire e deixe arrefecer sobre uma grelha.

10 thoughts on “Donuts da Mariana no forno

  1. Que bons! Eu também preferia fazer assim, no forno. Mais saudável, logo posemos comer mais um. Ao pequeno-almoço ou lanche, perfeito. Bom fim-de-semana.
    Um beijinho.

  2. Obrigada pela partilha Vânia e por mencionares a minha pessoa…
    Ficaram tão lindos e veêm-se deliciosos, ainda bem que gostaram. As duas maneiras são boas embora no forno sejam mais saudáveis…Nem sabes como me deixa feliz estas partilhas….

    Beijokas e bom fim de semana!

  3. Donuts que são donuts têm de ser fritos, digo eu, pois adoro massas fritas. Mas é curioso que há pouco tempo uma amiga ofereceu-me uma travessa de donuts e um pão que fez com a massa dos donuts. Ficou muito saboroso, mas menos doce porque não tinha o exterior envolto em açúcar, como os donuts clássicos.
    Os teus estão bem bonitos e apetitosos.
    Um beijinho
    Patrícia

    • Eu era para lhe chamar algo diferente, mas como a massa original eram os donuts da Mariana achei melhor manter o nome pois os verdadeiros donuts e que eu adoro são os fritos🙂 beijinhos e um bom fim de semana

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s