Scones

Mais 15 dias se passaram e desta tinha de conseguir publicar a minha receita no grupo Dorie às Sextas, grupo este que nos trás as 1001 formas que uma receita pode ter partindo de uma receita inicial. Neste grupo vemos pessoas sempre disponíveis para qualquer dúvida que surja e para a partilha de saberes e sabores. Scones nunca tinha feito pois via sempre versões que não me agradavam muito e mentalizava-me que não ia gostar, mas como era o desafio desta quinzena iria ser desta que faria scones na minha cozinha. Fiz algumas substituições a meu gosto e fiquei imensamente surpreendida pois são extremamente fofos e saborosos, só me arrependo de só ter feito agora e me ter privado tanto tempo destas maravilhas.

Ingredientes:

  • 1 ovo grande
  • 1/2 medida de buttermilk frio
  • 1/4 medida de sumo de maçã
  • 1 3/4 medidas de farinha
  • 1/3 medida de farinha de milho grosseira
  • 2 colheres sopa de açúcar amarelo
  • 1 colher sopa de fermento químico
  • 1/4 colher chá de bicarbonato de sódio
  • 1/4 colher chá de sal
  • 100g de manteiga sem sal, fria, cortada em pedaços pequenos
  • 1/2 medida de pepitas de chocolate

Preparação:

1. Pré-aqueça o forno a 200ºC. Forre um tabuleiro de forno com papel vegetal ou com um tapete de silicone.

2. Misture o ovo com o buttermilk e o sumo de maçã. Reserve. Com um batedor de varas, misture a farinha, a farinha de milho, o açúcar, o fermento,o  bicarbonato e o sal. Acrescente a manteiga e, com os dedos, cubra os cubos de manteiga de farinha. Com as pontas dos dedos ou com um garfo ou um misturador de massa de tarte, misture a manteiga nos ingredientes secos, até que pareça migalhas. Não misture demasiado e tenha atenção ao calor das mãos.
3. Acrescente os ingredientes líquidos aos secos e misture com um garfo, até que a massa (que vai estar muito molhada e pegajosa) fique coesa. Se ainda tiver ingredientes secos no fundo da tigela, continue a misturar, mas não amasse nem exagere na mistura. Acrescente então as pepitas de chocolate.
4. Ainda na tigela, amasse levemente, com a mão ou uma espátula de borracha, 8-10 vezes. Depois, e como a massa é muito pegajosa, vire-a para uma superfície levemente enfarinhada, achate-a num rectângulo de 1,5cm de altura e, com uma faca, corte-o em 12 peças iguais. Coloque-os no tabuleiro previamente preparado.(nesta fase, os scones podem ser congelados e, quando estiverem duros, guardados em sacos hermeticamente fechados; não descongele antes de assar, acrescente 2 minutos ao tempo de cozedura).
5. Leve o tabuleiro ao forno durante 20-22 minutos ou até que os scones estejam dourados e quase firmes. Transfira-os para uma grade e deixe-os arrefecer durante 10 minutos, antes de servir, ou então deixe-os arrefecer completamente e sirva-os à temperatura ambiente.

11 thoughts on “Scones

  1. Também nunca fiz scones amiga, preciso me aventurar qualquer dia, Os seus ficaram lindos com esse interior macio e fofo, mais essas pepitas de chocolate derretidas, está de comer de joelhos e chorar por mais. Bjocas uma ótima semana

  2. Olá Vânia, estava com saudades tuas!
    Ainda não fiz scones, mas já comi muitas vezes! Os teus ficaram tão lindos!
    Espero que já estejas melhorzinha da garganta.
    Força para essas frequências. Depois….outros voos virão,espero que continues com o blogue, muitos gostamos de ti! Bjs.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s