Pudim Flan da Dorie

E mais uma receita da Dorie, um pudim flan que para mim não me encheu as medidas, prefiro os outros que costumo fazer aqui em casa, achei um pudim um pouco enjoativo e gosto quando é bem consistente e este tem uma textura mais mole que os que faço e a opinião aqui em casa foi unânime. Mas mesmo assim para a próxima irei substituir as natas quem sabe não fique melhor😉.

Ingredientes:

1 e 1/2 chávena de leite gordo
1 e 1/4 chávena de natas
1/2 chávena de açúcar
3 ovos grandes
2 gemas grandes
1 colher de chá de extracto de baunilha

Caramelo:
1/3 de chávena de açúcar
3 colheres de sopa de água misturada com sumo de limão

Preparação:

1. Pré-aqueça o forno a 180º. Forre um tabuleiro onde caibam as forminhas que vai utilizar para o pudim, com duas camadas de papel de cozinha. Ferva água e reserve.

2.Para fazer o caramelo, deite o açúcar e a água num tacho e leve ao lume médio, sem mexer,  até obter um caramelo de cor âmbar. Retire o tacho do fogão assim que começar a fumegar.

3. Retire as forminhas do forno e espalhe o caramelo por todas, inclinando a forminhas para que fique uniforme.

4. Para a elaboração do pudim ferva o leite e as natas. Entretanto misture os ovos, as gemas e o açúcar e bata energicamente durante um minuto ou dois e, de seguida, misture o extracto de baunilha.

5. Sobre esta mistura deite cerca de 1/3 da mistura de leite e natas quente, mexendo sempre. Acrescente lentamente a restante mistura quente.Com uma espumadeira retire as bolhas e espuma que se formarem.
6. Coloque as forminhas na assadeira que forrou com o papel, verta o creme nas forminhas e encha a assadeira com a água quente até metade dos lados da forma de pudim.
7. Leve ao forno por 35 minutos ou até dourar. O pudim estará pronto quando espetar a ponta de uma faça no centro e esta sair limpa.retirar do forno para uma grelha e passar uma faca pelas laterais da forma.
8. Deixe arrefecer à temperatura ambiente e leve ao frigorífico por 4 horas.Antes de desenformar passar novamente a faca entre o pudim e a forma.
Aqui uma foto da praia que fica à frente aqui de casa.

14 thoughts on “Pudim Flan da Dorie

    • Aqui os dias estão mais para primavera invernais, pois tem estado a chover e mau tempo mas é algo passageiro pois o tempo e tropical e tanto chove de manhã como à tarde podemos estar na praia com bastante calor..beijinhos

  1. Também costumo gostar de pudins mais consistentes e menos esponjosos. Mas de qualquer das formas, a tua fotografia nos transmite nada disso.. ficou tão bonita *.* Beijinho, Tania.

  2. Sei lá. Olhando a receita e as fotos parece ter ficado muito bom.
    Costumo fazer apenas com leite, gordo, claro.
    No nosso blog tenho a receita do crème caramel que acho a mais perfeita até então. Mas as natas me chamaram. Apesar da apresentação, vou experimentar.

      • Depois conta.
        Uma dica: Pra mim, o açúcar está na quantidade certa, sem ser enjoativo. Mas sempre se pode experimentar antes de levantar fervura.
        Outra dica: Usar as sementes da baunilha é fundamental.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s