Pão ou massa de pizza…

Esta é uma massa de pizza que se transformou em pão. A receita da massa tirei do truques da cozinha que apresenta um vídeo de como fazer a tradicional pizza napolitana. Pelo facto de ter feito massa a dobrar sobrou-me metade da massa, mas não queria desperdiçar, então cobri com um pano para depois ver o que faria com ela. No dia seguinte acordo com uma massa grandona, pois levedou durante algum tempo (noite toda mais a manhã), conclusão dei lha a forma de um pão e levei ao forno e ainda bem que o fiz porque ficou saboroso e com um miolo como gosto.

Ingredientes:

  • 3 chávenas de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 5 gramas de fermento biológico seco
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 1/4 chávena de água morna
  • 3/4 chávena de água à temperatura ambiente
  • sal q.b.

Preparação:

1. Num recipiente coloque a farinha, o fermento, o açúcar, o azeite e a água morna. Misture muito bem e reserve por 5 minutos aproximadamente.

2. Quando passar os 5 minutos, adicione a restante água e misture bem com as pás misturadoras da batedeira até obter uma massa um pouco húmida e leve. Faça uma bola e deixe repousar por 30 minutos.

3. Disponha a massa numa superfície lisa e enfarinhada, adicione o sal e trabalhe mais um pouco. Caso deseje fazer uma pizza a massa está pronta a ser utilizada, caso prefira fazer o pão deixe repousar mais 2h e leve a forno quente. Não sei precisar bem a temperatura, penso que 200ºC deve estar bom, visto que o confeccionei em fogão de lenha.

3 thoughts on “Pão ou massa de pizza…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s